O policial que quiser entrar para o Batalhão de Operações Especiais tem que passar pelo curso de Aplicações Táticas, que dura de oito semanas, e o de Operações Especiais com duração de cinco meses. "Ele vai estar habilitado para vir ao Batalhão e depois vamos lapidá-lo. O policial só fica pronto mesmo com quatro anos", enfatizou o major.
De todos que começam o curso, uma média de 40% termina. "Não é para chegar mais do que isso, nem a gente deixa. Prezamos pela qualidade e não pela quantidade. Ficam apenas aqueles que entram com compromisso. O que a gente observa não é se elesabe usar uma arma. Estamos vendo os valores dele. Muitos são excelentes fisicamente, mas não tem um perfil aceitável", declarou Marcos Vinícius.
Mesmo com o defícit de 100 homens, o comandante consegue cumprir suas missões. Porém, reconhece que problemas de efetivo existem em toda PM e que devem ser o motivo da lacuna deixada na escala. O Bope também divide o espaço com outras unidade da corporação, o que de acordo com o major, não interfere no desenvolvimento do trabalho. "Não é apenas comprar um arma, um veículo para o policial trabalhar melhor. Ele que poder assistir melhor sua família. Eu luto pelo meu policial e acho que eles têm que estudar. Alguns até têm cursos nacionais e internacionais, mas não são reconhecidos", opinou sobre a valorização da categoria.
O comandante ainda completou dizendo que "a educação á colocada em último plano no país. A sociedade tem direito de cobrar direitos e deveres dos policiais, mas existe todo um contexto para ajudar na segurança". O major retrata problemas básicos,como por exemplo, os de iluminação pública que geram consequências para a segurança dos moradores. O pensamento do comandante tem pontos parecidos com o do sociólogo. "O Bope aparece (no filme) como herói para resolver os problemas de segurança pelo meio da repressão. Ele não coloca em discussão as questões sociais que levam a essa violência. O filme já pega as consequências", resumiu Evangelista.
FONTE: DIÁRIO DE NATAL DO DIA 06/12/2010 (DOM)