Apesar de ter sido criado em 26 de julho, porém, o BOPE vinha trabalhando desde 16 de novembro de 1995, porém, a principal origem do BOPE vem desde 18 de maio de 1981, quando o então Comandante Geral, Coronel QEMA Sosígenes Andrade de Araújo criou e instalou no Quartel do Comando Geral, em Natal, o PAE-PELOTÃO DE ATIVIDADES ESPECIAIS, cujo pelotão em 7 de agosto de 1986, ainda no comando do Coronel Sosígenes se transformou em CPCHOQUE-Companhia de Polícia de Choque, subordinada ao 1º BPM, sediado em Natal, conforme PORTARIA Nº 167/86 – PM/1-EM, em cumprimento a Lei estadual nº 5.501, de 5 de agosto de 1986, com as seguintes atribuições:
I – Executar mediante ordem, o policiamento ostensivo, preventivo, com força de situação e ação do pronto sempre da força repressiva, visando o restabelecimento da ordem pública;
II – Executar todas as atividades relativas a criação, treinamento, assistência veterinária e emprego do cão policial;
III – Cumprir outras missões determinadas pelo Comandante Geral da Corporação.
PORTANTO, a origem do BOPE vem desde 1981, com as mesmas regras de hoje
As companhias do BOPE dependem de atuação ima das outras auxiliando no complemento das missões. Como por exemplo, os cães ajudam no isolamento da torcida, invasão de campo, tendo em vista os cães tem mais mobilidade, ainda na questão da Companhia do Canil, o BOPE TEM UMA PARCERIA COM A Polícia Federal.
O GATE é uma questão de contra resposta mais enérgica, assim o grupo é mais poupado, tendo em vista ser mais voltado a seqüestro, assaltos a bancos confirmados e salvamentos.
O CHOQUE é uma segurança no perímetro urbano para evitar transtornos à sociedade. Como base no treinamento Semanal tem o QTS-QUADRO DE TREINAMENTO SEMANAL onde todas as companhias têm um dia da semana para terem seus treinamentos em sua área
É de grande importância o apoio do BOPE para todos os Batalhões, tanto da Capital, como do Interior.
O BOPE fica sempre de prontidão e dá apoio a todos os batalhões. Havendo algum sinistro, o Batalhão está prontamente, com seus bens treinados policiais militares, em todos os aspectos de policiamento ostensivo, juntamente com o apoio da inteligência que repassa as informações para que a Unidade Policial Militar possa agir com rapidez, porém, respeitando, a hora certa. O BOPE só entra em diligência quando não houver mais negociações, aí os policiais do Batalhão de Operações Especiais entram em ação, isto é, dentro de quatro textos que é a: 1 - LEGALIDADE, 2 - PROPORCIONALIDADE, 3 - NECESSIDADE e 4 – OPORTUNIDADE DE AGIR, FALTANDO UM – “NÃO TEM COMO AGIR”.
AS operações do BOPE são voltadas para assaltos e seqüestros com reféns ou não. A parte de patrulhamento móvel é de responsabilidade do CHOQUE com o pelotão que é chamado de PATAMO-Patrulhamento Tático Móveis, com reforço na questão de seqüestros a bancos e desportivas.
oi sou um ex.sd do p.a.e gostaria de ver fotos antigas do pelotão ; brigado
ResponderExcluir